Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2015
Líderes da UE (União Europeia) aprovaram nessa quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, um plano de ação comum, no qual a Turquia se compromete a conter o fluxo de imigrantes em troca de concessões do órgão, entre elas a facilitação do acesso a vistos para cidadãos turcos.
Depois de um encontro que reuniu os 28 líderes da UE, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que a Turquia terá de respeitar seus compromissos, uma vez que o plano de ação só faz sentido se contiver o fluxo de refugiados. “Chegamos a um acordo sobre o conteúdo exato dessa ação”, anunciou o chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em uma entrevista após os diálogos.
Embora diferentes fontes europeias tenham relatado um pedido turco de uma ajuda de 3 bilhões de euros, Juncker afirmou que esse aspecto do plano ainda deverá ser negociado nos próximos dias. “É uma etapa maior na gestão da crise migratória, indicou o dirigente. Juncker, explicou, porém, que isso não quer dizer que o órgão renunciará aos critérios de base que são a regra nesse campo. Segundo ele, uma primeira avaliação do progresso nas negociações será feita na primavera de 2016. (AFP)