Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2015
Pelos 2 dólares que ele gastou para comprar três fotos antigas, Randy Guijarro pode ter esbarrado em uma mina de ouro. Entre elas, encontrou um ferrótipo (processo fotográfico que cria imagem positiva sem chapa negativa) supostamente de Billy the Kid, um dos bandidos mais procurados do Velho Oeste. O retrato, agora, está avaliado em 5 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de reais).
A imagem 4×5 mostra Henry McCarty (Kid), também conhecido como William Bonney, jogando croquet com seus cúmplices de uma gangue do Novo México, conhecida como Regulators, segundo especialistas contactado por Guijarro para avaliar o artefato. O “descobridor” descreve a si mesmo como um “historiador polido da história dos EUA” e diz ter comprado a foto em um sebo em Fresno, na Califórnia, em 2010. Só foi descobrir que estava diante de um importante item histórico do século 19 quando estudou de perto o que tinha comprado.
“Os rostos na imagem são muito claros, e pensei que um deles certamente se parece com Kid”, afirmou. Guijarro levou o ferrótipo à Kagin, uma firma de São Francisco especializada em moedas de ouro americanas e em memorabilia do velho oeste para cravar se a foto era ou não genuína.
A Kagin, basicamente, autenticou a descoberta como a segunda imagem jamais conhecida de Bonney, e a única que inclui membros de sua gangue, conta David McCarthy, numismático (ou colecionador de moedas) sênior da empresa. A companhia está fazendo a corretagem da venda da imagem metálica, avaliada e garantida em 5 milhões de dólares.
A vida de Bonney é envolta em mitos, incluindo relatos de que ele teria matado 21 homens. O que é certo é que ele foi assassinado a tiros aos 22 anos, pelo xerife Pat Garrett em 1881, meses depois de uma desafiadora fuga da prisão. Por décadas, a única foto conhecida de Bonney foi um icônico ferrótipo de 2×3, em que o fora da lei posava em um “saloon” do Novo México, agarrado ao cano de um rifle de carabina Winchester e com uma pistola Colt pendurada na cintura.
Bonney deu a foto ao seu companheiro ladrão de gado, Dan Dedrick. A imagem ficou na família do amigo de Kid até que eles resolveram colocá-la à venda, em 2011. Foi comprada por 2,3 milhões de dólares em um leilão pelo milionário e executivo do setor elétrico William Koch, da Flórida.