Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo suspende julgamento do fundo eleitoral até a próxima semana

Compartilhe esta notícia:

Plenário do STF analisa ação que pede veto ao aumento do fundo eleitoral.

Foto: Carlos Moura/STF
Plenário do STF analisa ação que pede veto ao aumento do fundo eleitoral. (Foto: Carlos Moura/STF)

Com 5 votos a 1 em favor de manter o fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta quinta-feira m(24) o julgamento do tema. O assunto volta à pauta da Corte na próxima semana, após o período de recesso em razão do Carnaval. Até agora, apenas o relator do caso, ministro André Mendonça, votou contra o aumento.

De acordo com o voto de Mendonça, poderia ser aplicado, entre outras hipóteses, o mesmo valor utilizado nas eleições de 2020, de R$ 2,1 bilhões. Ele entende que não haveria prejuízo ao pleito e os partidos teriam tempo para adaptar as campanhas.

O Supremo julga uma ação apresentada pelo Partido Novo. A sigla alega que o projeto aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro não prevê fonte de custeio, o que seria inconstitucional. O ministro Nunes Marques entende que o Parlamento atuou dentro de suas atribuições quando fixou os valores.

“Muito embora enfrentemos um momento ímpar na história, com uma crise sanitária e econômica sem precedentes, não se pode perder de horizonte os signos que caracterizam nosso Estado democrático de Direito, do qual a separação harmônica dos poderes é cláusula inafastável”, disse o magistrado.

O voto de Marques foi seguido pelo dos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. São necessários pelo menos seis votos no mesmo sentido para que a decisão seja tomada.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Confiança do empresariado cai e atinge menor nível desde abril de 2021, aponta FGV
Forças russas chegam a Kiev; há registros de tiros e explosões na capital ucraniana
https://www.osul.com.br/supremo-suspende-julgamento-do-fundo-eleitoral-ate-a-proxima-semana/ Supremo suspende julgamento do fundo eleitoral até a próxima semana 2022-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar