Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Organização Mundial da Saúde divulga nova recomendação de cepas para vacina de influenza

Compartilhe esta notícia:

Variações do vírus da gripe em circulação levam à necessidade de atualização das vacinas a cada ano. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O vírus influenza, causador da gripe comum, conta com uma alta capacidade de mutação, superior à do coronavírus, responsável pela covid. Com isso, existem inúmeras variações do vírus da gripe em circulação, o que leva à necessidade de atualização das vacinas a cada ano.

Com base na análise de dados globais sobre a vigilância de influenza, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na sexta-feira (25), a recomendação das cepas do vírus que devem compor os imunizantes para a próxima temporada de gripe no hemisfério Norte.

Para este ano, ficou definido pela OMS que as vacinas produzidas para 2022 e 2023 a partir de ovos de galinha, como as do Instituto Butantan, devem utilizar as seguintes cepas:

— Influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09
— Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2)
— Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

As vacinas quadrivalentes, que contam com quatro cepas do vírus, apresentam a mesma recomendação de composição, com o acréscimo da linhagem B/Yagamata (neste ano: Phuket/3073/2013).

Para definir a composição das vacinas que serão aplicadas nas próximas temporadas de influenza, a OMS realiza reuniões com um grupo consultivo de especialistas duas vezes ao ano. Os encontros acontecem entre os meses de fevereiro e março para deliberar as recomendações voltadas para o hemisfério Norte e, em setembro, para o hemisfério Sul.

Durante as conferências, os pesquisadores analisam os dados de vigilância produzidos por Centros Nacionais de Influenza (NICs, na sigla em inglês), além de informações sobre a caracterização genética dos vírus. O grupo avalia, ainda, dados de resistência aos medicamentos antivirais, como o oseltamivir, e resultados da eficácia da vacina utilizada na temporada atual e nas anteriores.

Com base no conjunto de análises, a OMS emite, ao término dos encontros, a recomendação das cepas que devem compor o imunizante, com base na maior probabilidade de circulação das linhagens virais.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Governador gaúcho anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças de até 12 anos no Estado
Média móvel de mortes por covid no Brasil cai a 690, redução de 21% em 15 dias
https://www.osul.com.br/organizacao-mundial-da-saude-divulga-nova-recomendacao-de-cepas-para-vacina-de-influenza/ Organização Mundial da Saúde divulga nova recomendação de cepas para vacina de influenza 2022-02-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar