Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2015
Aos poucos, as lavouras começam a ser semeadas com o grão que significou o desenvolvimento de grande parte do noroeste gaúcho. Segundo estimativa da Emater/RS-Ascar, a soja deve ocupar em torno de 711.425 hectares nos 45 municípios de abrangência na região administrativa de Santa Rosa.
A maioria dos produtores ainda está preparando as máquinas para plantio, mas em algumas áreas já iniciaram a semeadura, especialmente na Fronteira Noroeste e proximidades do Rio Uruguai.
Ao mesmo tempo em que há uma preocupação com o alto custo dos insumos, existe expectativa de aumento de área em virtude do bom preço pressionado pelo dólar, sendo observada a abertura de novas áreas para a cultura, principalmente provenientes de campo nativo, na região das Missões.
Segundo o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, a expectativa atual de produtividade é de 2.754 quilos/hectare, o equivalente a 45,9 sacas. Desta forma, a produção pode chegar a 1.959.264 toneladas na região.
A expectativa inicial em relação à safra no Estado gira em torno de 15.201.71 toneladas em uma área de mais de 5 milhões e 429 mil hectares.
Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado em seu boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, neste mês de outubro, estima que a safra de grãos 2015/2016 possa atingir uma produção entre 210,3 a 213,5 milhões de toneladas. Destes, somente a soja pode ultrapassar os 100 milhões de toneladas nos campos brasileiros.
O presidente da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), Gerson Miguel Lauermann, destaca que o balanço entre as expectativas iniciais e a safra efetivada será realizado durante o evento. “No dia 29 de abril teremos o encerramento nacional da colheita da soja, na Fenasoja”, anuncia.
A 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), ocorre de 29 de abril a 8 de maio, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.