Terça-feira, 04 de março de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2022
Durante uma briga na Câmara Municipal de Querência, cidade a 800 quilômetros de Cuiabá (MT), o vereador Professor Neiriberto (PSC), sacou uma arma de fogo e apontou para o colega da casa Edmar Batista (PDT) na última segunda-feira (21). Nas imagens registradas por câmeras de segurança, os parlamentares discutiram, em seguida se levantaram e trocaram socos e chutes. Dois policiais militares tentaram intervir na briga. Quando conseguiram separar os vereadores, Neiriberto ameaçou Edmar com um revólver. Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria da casa legislativa municipal comunicou que foi aberta “uma investigação policial para apurar o fato”.
“O trabalho ele é feito, ele é organizado. Vossa excelência seja homem e assuma o que recebeu”, disse Neriberto antes de sacar a arma. Enquanto apontava o revólver, pessoas que estavam presentes no local correram da sessão. Um parlamentar se escondeu debaixo da mesa. Um dos policiais tentou proteger Edmar atrás de uma bancada. No vídeo, é possível perceber que outro PM e um vereador começam a apaziguar a situação e levam Neiriberto para uma sala reservada da Câmara.
Neste instante, o vereador que estava escondido ressurge e um homem aparece nas imagens gesticulando algo. Ao fundo, pessoas gritavam: “Pelo amor de Deus, Neiriberto”.
Segundo informações do jornal O Estado Matogrossense, a briga foi motivada por uma suposta discordância das pautas apresentadas durante a sessão.
Palavra da Câmara
Leia a seguir o que diz a Câmara Municipal de Querência: “Durante a manhã desta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores de Querência-MT, a Sessão Ordinária teve que ser interrompida pelo Presidente da Câmara Telmo Brito, devido a um desentendimento entre dois vereadores, Professor Neiriberto e Edmar Batista, a discussão que levou a vias de fato onde o parlamentar Vereador Neiriberto chegou a sacar uma arma de fogo onde apontou para o seu colega de parlamento, houve muita correria no momento do fato. O fato foi presenciado por todos os presentes, no momento do ocorrido um grande número de pessoas acompanhava a Sessão. Não houve feridos, apenas muita correria e susto pelas pessoas que estavam presentes. Em relação ao fato do vereador estar armado durante a sessão, uma investigação policial será instaurada para apurar o fato. Pertinente aos vereadores envolvidos nas vias de fato, as medidas cabíveis serão tomadas em conformidade dos trâmites constantes no regimento interno desta Casa de Leis.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.