Sábado, 01 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de outubro de 2015
O número de pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul passou de 158 mil para mais de 177 mil nessa sexta-feira. São, ao todo, 6.408 famílias desalojadas (em casas de parentes ou amigos) e 1.353 desabrigadas (em abrigos públicos). O total de residências danificadas chegou a 42.230.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu, nessa sexta-feira, situação de emergência por procedimento sumário em mais 34 municípios gaúchos. Com isso, chegou a 66 o número de cidades com o reconhecimento. Ao todo, são 132 municípios atingidos pelos eventos que castigam o território gaúcho desde o início do mês.
Em Porto Alegre, que também teve o decreto de situação de emergência reconhecido pela União, mais de dez mil pessoas foram afetadas pelas enchentes, tendo suas residências alagadas. Conforme a Defesa Civil, 1,5 mil pessoas estão fora de casa, com 630 em abrigos municipais. “Mesmo não tendo atingido os índices necessários, também foram reconhecidos na mesma edição os municípios de Porto Alegre, Pelotas e Gravataí para apoio do Governo Federal em ações de resposta e concessão de benefícios sociais (FGTS) para pessoas físicas e jurídicas”, informou o ministério.
Granizo
Em Santiago, mais de oito mil casas foram danificadas pela queda de granizo desta semana. A Defesa Civil segue prestando auxílio às localidades atingidas.