Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2022
Foram 18.649 contatos recebidos, a maioria referente ao Dmae, com cerca de 33,04%.
Foto: Mateus Raugust/PMPAA Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre divulgou o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 22 a 28 de abril. Foram 18.649 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 33,04%.
Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de hidrômetro e verificação de falta d’água. Informações como atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso e testes de covid também foram demandas significativas (24,05%).
A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor e calçadas (20,50%). Além disso, foram solicitadas informações sobre castração e maus-tratos a animais, poluição visual e de água, ar e solo (14,22%). E mais, guia de pagamento, nota fiscal de serviço eletrônico, IPTU/TCL e situação cadastral (8,18%).
Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, fiscalização denúncia mosquito da dengue, serviços pluvial e descarte irregular.
A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.
O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.
Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 22 a 28 de abril, a Ouvidoria recebeu 192 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.