Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2022
Cinco ministros já tinham votado para manter a prisão do jornalista.
Foto: Reprodução/YouTubeO plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu julgamento que tenta reverter a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. O julgamento começou em 29 de abril e foi suspenso após pedido de vista do ministro Nunes Marques. O processo corre sob sigilo na Corte.
Cinco ministros já tinham votado para manter a prisão. Em outubro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva de Allan.
O relator da ação, ministro Edson Fachin, afirmou que há jurisprudência na Corte no sentido de não admitir questionamentos contra decisões monocráticas de ministros do Supremo. Para ele, a defesa “não trouxe argumentos aptos a infirmar a decisão atacada, que negou seguimento ao habeas corpus”.
Fachin foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido.
Allan dos Santos é investigado por suposta organização criminosa que produziria “fake news” contra ministros do Supremo.