Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2022
A equipe conduziu pesquisas orbitais que vão desde pimentões cultivados no espaço até robôs
Foto: Nasa TVApós passarem quase três meses na ISS (Estação Espacial Internacional), três astronautas norte-americanos e um alemão retornaram à Terra nesta sexta-feira (06). A cápsula Dragon, da SpaceX, que está a serviço da Nasa, pousou em segurança na costa de Tampa, na Flórida (EUA).
A equipe conduziu pesquisas orbitais que vão desde pimentões cultivados no espaço até robôs. Os norte-americanos Kayla Barron, de 34 anos, Raja Chari, 44, e Tom Marshburn, 61, e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Matthias Maurer, 52, permaneceram quase 24 horas na nave até pousarem por volta da 1h40min (horário de Brasília). A cápsula foi resgatada por um navio.
A tripulação foi substituída na ISS há uma semana por outros quatro astronautas: três norte-americanos e um italiano. Mais três cosmonautas russos permanecem na estação.
Os astronautas que retornaram nesta sexta fizeram vários experimentos científicos. Estudaram, por exemplo, como o cimento endurece na ausência de gravidade, algo que pode ser muito útil para futuras construções, inclusive na lua. Também fizeram a segunda coleta de pimentas a bordo da estação espacial.
O mergulho de reentrada da nave na atmosfera da Terra gerou calor por fricção e elevou a temperatura no entorno de seu casco para 1.930°C. Dois conjuntos de paraquedas se abriram acima da cápsula no estágio final de descida, diminuindo sua queda para cerca de 24 km/h antes de atingir a água.