Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de outubro de 2015
Um príncipe saudita foi detido nessa segunda-feira no Líbano no maior confisco de drogas já registrado no aeroporto de Beirute.
“Os serviços de segurança do aeroporto detiveram o príncipe Abdel Mohsen ibn Walid ibn Abdelaziz quando ele tentava, junto com outras quatro pessoas, embarcar em um avião privado com cerca de 2 toneladas de tabletes de Captagon [uma droga a base de anfetaminas] e cocaína armazenada em caixas”, informou à AFP um responsável pela segurança do terminal.
De acordo com a agência de notícias libanesa ANI, os tabletes estavam em quatro maletas e o avião estava destinado à Riad.
Cinco homens ficaram detidos no aeroporto, onde foram interrogados pelos serviços alfandegários, afirmou a fonte de segurança.
O Líbano e a Síria, país árabe abalado por uma violenta guerra civil, são importantes centros de produção de Captagon. Em 2014, foram apreendidos 15 milhões de toneladas da droga no porto da capital libanesa, escondidas em contêineres de milho.
Segundo relatório das Nações Unidas, o mercado de anfetamina tem crescido no Oriente Médio, principalmente na Arábia Saudita, na Jordânia e na Síria. Drogas apreendidas na região correspondem a mais de 55% da carga de anfetamina confiscada mundialmente. (AG)