Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de outubro de 2015
Após 11 dias de interdição, o prédio do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) retomou o expediente normal nessa segunda-feira. Na tarde de sábado, o presidente do órgão, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, inspecionou o local, obtendo confirmação de que o edifício estava apto para uso, com condições adequadas de segurança ao acesso de servidores, magistrados e usuários.
A sede do Judiciário estadual ficou inundada após o temporal com chuva de granizo ocorrido na noite de 14 de outubro. A água chegou a 1,5 metro de altura, comprometendo severamente os sistemas elétrico, de refrigeração e de informática do TJ-RS. Os prejuízos ultrapassam 1 milhão de reais, conforme os cálculos do órgão. Os prazos processuais no 2 grau de jurisdição foram suspensos neste período.
Inspeção
Também participaram da inspeção os diretores dos Departamentos de Engenharia, Arquitetura e Manutenção, Alcimar Arrais e de Informática, Luis Felipe Schneider; o chefe da equipe de Segurança, Antônio César Carré; o diretor do Núcleo de Inteligência do Judiciário, coronel João Gilberto Fritz; além do engenheiro eletricista Leonardo Brescovit Trotta. Desde essa segunda-feira, o público interno e externo pode acessar o prédio do TJ-RS, das 9h às 18h.
A energia elétrica foi completamente restabelecida no local, bem como os sistemas de informática e de refrigeração. Nove dos 12 elevadores do edifício estão em funcionamento. (TJ-RS)