Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de maio de 2022
Um passageiro sem qualquer conhecimento ou experiência em aviação realizou um pouso de um avião particular na terça-feira no Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Flórida, nos Estados Unidos, após o piloto ter passado mal. Depois que o monomotor Cessna Grand Caravan 208 pousou com segurança, o piloto foi levado a um hospital, informou a emissora “WPBF”. Imagens mostram o momento em que a aeronave encosta suavemente no solo.
Um áudio divulgado pelo site “Live ATC” traz a conversa entre o passageiro e o controlador.
“Meu piloto ficou inconsciente e não tenho ideia de como pilotar o avião”, disse o homem quando estava a quase 3 mil metros de altura, a cerca de 32 quilômetros a leste de Boca Raton.
Em seguia, a voz do controlador de tráfego aéreo, localizado numa torre em Fort Pierce, a aproximadamente 120 quilômetros ao norte de Boca Raton, questiona qual é a posição dele, ao que o passageiro reforça “não ter ideia”. “Posso ver a costa da Flórida à minha frente. E não tenho ideia.”
Segundo o portal “Bussiness Insider”, o controlador de tráfego aéreo explicou o passo a passo para fazer um pouso seguro durante cerca de cinco minutos, como a instrução de “empurrar os controles para a frente e descer a uma velocidade muito lenta”.
“Tente manter as asas niveladas e veja se você pode começar a descer”, disse o controlador que, pouco antes da situação de emergência, estava do lado de fora da torre lendo um livro durante seu intervalo no trabalho.
Apesar das explicações detalhadas de Morgan, pousar tranquilamente não foi tarefa fácil para o passageiro. “Não consigo nem ligar minha tela (de navegação)”, disse ele. “Não tenho ideia de como parar o avião. Eu não sei fazer nada.”
Morgan, que tem 20 anos de experiência na profissão e ainda é instrutor de voo, contou que correu de volta para a torre de controle após escutar os gritos de um colega. “Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro avião, só sabia que tinha que mantê-lo calmo, apontar a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que ele pudesse descer para pousar”, afirmou Morgan. “Antes que eu percebesse, ele disse: ‘Estou no chão, como faço para desligar isso?’”.
Logo após sair da aeronave, o passageiro e Morgan se abraçaram. “Foi muito bom ajudar alguém, e ele me disse que mal podia esperar para chegar em casa e abraçar sua mulher grávida”, acrescentou Morgan.
Um porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA informou, em comunicado enviado ao jornal The Washington Post, que o avião identificado nas gravações, registrado num endereço em Connecticut, pousou no condado de Palm Beach por volta das 12h30min de terça-feira após um “possível problema médico piloto”.
O avião havia decolado pouco antes das 11h de Marsh Harbour, nas Bahamas, de acordo com o rastreador de voo FlightAware. Havia apenas duas pessoas a bordo, o piloto que passou mal e o passageiro que efetuou o pouso. Uma investigação foi aberta pela Administração Federal de Aviação para apurar o caso. As informações são da revista Época.