Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Aliados de Simone Tebet preveem que ela alcance 5% nas próximas pesquisas

Compartilhe esta notícia:

Simone Tebet mostrou preocupação com o acirramento da polarização política no País. (Foto: Agência Senado)

Apesar dos porcentuais baixos no Datafolha e no Ipespe, a equipe de Simone Tebet (MDB) tem a expectativa de que, na metade da semana que vem, ela apareça ao redor de 5%, como resultado da exposição dos últimos dias. Eles não creem num avanço rápido, mas dizem que é necessário tirá-la do patamar de 1% ou 2%.

Já a cúpula do PSDB considera que a situação de Simone não deve mudar muito no próximo mês. A prioridade deles é resolver impasses regionais.

A pesquisa Ipespe divulgada na sexta-feira  (27), mostra que o número de eleitores dispostos a votar na pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet (MS), cresceu 11 pontos porcentuais em uma semana.

Em 20 de maio, 3% afirmavam que com certeza votariam em Simone e outros 14% responderam que poderiam votar, totalizando 17%. Agora, são 5% e 23%, respectivamente, ou 28%.

O nome de Simone Tebet foi escolhido pelo MDB e pelo Cidadania na terça-feira, 24, para representar a candidatura de consenso do centro democrático. O aval ainda precisa ser dado pelo PSDB, única sigla da chamada terceira via que não formalizou o apoio à senadora.

Segundo o Ipespe, caiu o número de eleitores que afirmam não conhecer a pré-candidata do MDB “o suficiente”. Eram 45% e passaram a 38% no levantamento divulgado nesta sexta. Também teve queda – de 37% para 34% – o porcentual de eleitores que dizem não votar em Simone Tebet “de jeito nenhum”.

De acordo com a pesquisa estimulada do Ipespe, a senadora oscilou de 2% para 3% das intenções de voto entre uma semana e outra.

Já o potencial de voto do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) se manteve estável no mesmo período, de acordo com o levantamento. Em 20 de maio, 11% afirmavam que com certeza votariam no ex-ministro e outros 43% responderam que poderiam votar, totalizando 54%. Agora, são 12% e 41%, respectivamente, ou 53%. Apenas 4% afirmam não conhecer “o suficiente” o pré-candidato do PDT.

O número de eleitores dispostos a votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no presidente Jair Bolsonaro (PL) também ficou estável entre uma semana e outra.

Na pesquisa de 20 de maio, 44% afirmavam que com certeza votariam no petista e outros 12% responderam que poderiam votar (potencial de voto de 56%). Agora, são 45% e 11%, respectivamente, ou 56%.

Em 20 de maio, 32% afirmavam que com certeza votariam em Bolsonaro e outros 8% responderam que poderiam votar, um total de 40%. Nesta rodada, o número dos que com certeza votariam no atual presidente se manteve em 32%, e o dos que poderiam votar oscilou para 9% (potencial de voto de 41%).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 45%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 34%, e Ciro, com 8%. João Doria (PSDB), que desistiu da corrida à Presidência na segunda-feira, 23, ainda aparece no levantamento, com 2%, mesmo número de Simone Tebet.

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 23 e 25 de maio de 2022, com mil entrevistados de todas as regiões do País. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos porcentuais, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07856/2022.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presidente do PDT diz que pressão do PT está “destruindo pontes para relações futuras”
Bolsonaro diz que ministro do Supremo Edson Fachin anulou condenações de Lula para petista ser presidente de novo
https://www.osul.com.br/aliados-de-tebet-preveem-que-ela-alcance-5-nas-proximas-pesquisas/ Aliados de Simone Tebet preveem que ela alcance 5% nas próximas pesquisas 2022-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar