Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2015
O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) – Fepagro Saúde Animal – iniciou o I Curso de Iniciação Tecnológica do Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica (LSAIT), que ocorre até o dia sete de dezembro. O objetivo é desenvolver nos bolsistas e estagiários do LSAIT o interesse pelo desenvolvimento tecnológico e inovação, através da atualização de novos conceitos de inovação e conteúdos de microbiologia aplicada à avicultura, bem como rotinas de laboratório utilizadas no Laboratório.
O Curso é coordenado pelos pesquisadores do IPVDF, Augusto Cesar da Cunha, Benito de Brito e Kelly Tagliari de Brito e aborda tópicos como: inovação na indústria avícola; normas de biossegurança; coleta de materiais e conservação de amostras; métodos de esterilização e produção de meios de cultura; avaliação da resistência antimicrobiana; identificação de micro-organismos de importância à avicultura; utilização da biologia molecular no desenvolvimento de novos processos; e elaboração de projetos e artigos científicos.
O LSAIT tem dezesseis integrantes entre pós-graduandos, bolsistas, técnicos e pesquisadores, e proporciona um ambiente propício à troca de experiências e reflexões sobre a inovação tecnológica e sua aplicabilidade na avicultura. Os integrantes também participam do Grupo de Pesquisa INOVA do CNPq – uma rede de 50 pesquisadores e técnicos que atuam em inovação tecnológica, desenvolvendo novos produtos e processos para a sanidade animal.