Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Leilão de Congonhas e mais 14 aeroportos brasileiros será em 18 de agosto

Compartilhe esta notícia:

Lote da sétima rodada de concessão de aeroportos inclui terminais de São Paulo, Rio, Minas, Pará, Mato Grosso do Sul e Amapá.

Voo da Gol estava em processo de aterrissagem em São Paulo quando avião da Latam estava prestes a decolar. (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta segunda-feira (6) os editais e contratos para a concessão de 15 aeroportos e marcou o leilão desses terminais para 18 de agosto. Será a sétima rodada de concessão de aeroportos.

Entre os 15 terminais a serem leiloados está o de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do País, pelo qual passam cerca de 22,7 milhões de passageiros por ano.

Segundo a Anac, os 15 aeroportos da sétima rodada respondem por 15,8% da movimentação des passageiros domésticos no mercado brasileiro de transporte aéreo.

A concessão foi autorizada no último dia 1º pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com os estudos de viabilidade das privatizações realizados em 2019, os novos investimentos nos 15 aeroportos devem totalizar cerca de R$ 7,3 bilhões, dos quais R$ 3,4 bilhões somente em Congonhas.

Os terminais a serem leiloados na sétima rodada são:

  • Congonhas e Campo de Marte (SP);
  • Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã (MS);
  • Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira (PA);
  • Jacarepaguá (RJ);
  • Montes Claros, Uberlândia e Uberaba (MG);
  • Macapá (AP).

Este lote de concessões aeroportuárias foi aprovado pela Anac em dezembro de 2021 – na época, ainda estava incluído no pacote o aeroporto Santos Dumont, no Rio.

Em fevereiro, o governo atendeu a um pedido do governo do Rio de Janeiro e retirou o Santos Dumont do pacote – a previsão é que essa concessão seja feita no segundo semestre de 2023, junto com o terminal do Galeão.

Os ministros do TCU determinaram que a área técnica do tribunal fará uma auditoria para avaliar os serviços públicos oferecidos pelas concessionárias, principalmente em critérios de qualidade, segurança e rapidez dos investimentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Campanha de Lula prevê revogar teto de gastos e reforma trabalhista em documento oficial
Boris Johnson sobrevive a voto de desconfiança e mantém cargo de primeiro-ministro britânico
https://www.osul.com.br/leilao-de-congonhas-e-mais-14-aeroportos-brasileiros-sera-em-18-de-agosto/ Leilão de Congonhas e mais 14 aeroportos brasileiros será em 18 de agosto 2022-06-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar