Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de junho de 2022
Volodymyr Zelensky afirmou que as tropas do seu país "estão prontas" para esse cenário
Foto: DivulgaçãoO presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (20) esperar que a Rússia intensifique os ataques contra o seu país nesta semana, a poucos dias do debate entre os 27 países da UE (União Europeia) sobre a candidatura de Kiev ao bloco.
“Nesta segunda-feira, começa uma semana realmente histórica”, disse Zelensky sobre a aguardada resposta da UE a respeito da concessão do status de país candidato à Ucrânia.
Depois que a Ucrânia recebeu a luz verde da Comissão Europeia, os países da UE se reunirão na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24) para decidir se Kiev pode entrar para a categoria de candidato, uma decisão que deve ser tomada por unanimidade.
“Obviamente, esperamos que a Rússia intensifique os ataques nesta semana”, advertiu o presidente ucraniano. Segundo ele, as tropas do seu país “estão prontas” para esse cenário.
Zelensky disse que os russos “reagrupam suas forças na direção de Kharkiv e da região de Zaporizhzhia” e continuam bombardeando as infraestruturas de combustíveis. Ele afirmou que o Exército responderá aos ataques, ao mesmo tempo em que admitiu “perdas significativas”.