Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de junho de 2022
Filiado ao PDT, Zacher estava no seu quinto mandato na Câmara Municipal
Foto: Gabriel Ribeiro/CMPAO vereador de Porto Alegre Mauro Zacher (PDT) morreu aos 46 anos, neste domingo (26), vítima de mal-súbito. Conforme sua assessoria, o parlamentar participava de uma prova de natação para atletas master em Fortaleza (CE) e chegou a ser socorrido em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas as tentativas de reanimação não surtiram efeito.
Zacher deixa a esposa Anete e os filhos Léo e Martina, além da mãe Sandra e dos irmãos Flávio e Jéssica. O corpo será transladado para a capital gaúcha nesta segunda-feira (27) e velado na Câmara Municipal da capital gaúcha – ainda não há confirmação de horários ou outros detalhes.
Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele presidiu o diretório estudantil da instituição. Em 2004, foi eleito pela primeira vez para a Câmara Municipal da capital gaúcha, repetindo a dose em 2008, 2012 (ano em que presidiu o Legislativo), 2016 e 2020, sempre pelo PDT. Sua trajetória inclui, ainda, o comando das Secretarias Municipais da Juventude e de Obras e Viação.
Pelo que se sabe até agora, Mauro Zacher estava em Fortaleza com a esposa. O evento esportivo no qual ele acabou se sentindo mal é a Copa Brasil de Águas Abertas, promovida pela Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN) e que tem disputas de 1,5 e de 5 quilômetros.
Manifestações
Amigos, familiares, políticos e eleitores também lamentaram a perda, por meio das redes sociais. A Câmara Municipal publicou mensagem de pesar e o prefeito Sebastião Melo decretou luto oficial de três dias na cidade.
“Com choque e profunda tristeza, recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher. Estamos dedicados a dar todo suporte à família”, escreveu Melo. O governador Ranolfo Vieira Júnior também se manifestou: “Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas. Que Deus conforte a todos nesse momento difícil”.
Outro que se manifestou foi o pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes, que esteve no começo deste mês esteve com o correligionário de PDT para receber do Parlamento municipal o título de Cidadão de Porto Alegre. “Com muita tristeza recebi a notícia de falecimento do meu amigo Mauro Zacher, um vereador muito atuante e combativo”.
Ainda pela legenda pedetista, Vieira da Cunha – pré-candidato ao Palácio Piratini – não poupou adjetivos ao colega: “Líder estudantil, brizolista, vereador atuante, jovem, estudioso e preparado, ele tinha um grande futuro pela frente e parte cedo demais. O PDT perde um dos seus mais qualificados quadros e, eu, um grande amigo”.
Outro gaúcho da sigla, o deputado federal Pompeo de Mattos, seguiu na mesma linha: “É uma perda lastimável, sobretudo por se tratar de alguém tão jovem, promissor e cheio de vida. O nome de Mauro Zacher ficará na nossa memória e na história do PDT”. Já o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, disse estar “profundamente chocado”.