Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Plano de marketing terá ações para qualificar turismo e atrair visitantes para Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura pretende aumentar número de visitantes na Capital gaúcha em 15%

Foto: Alex Rocha/PMPA
Porto Alegre, RS 05/7/2022: A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresentou nesta terça–feira, 5, às 10h15, no Salão Nobre do Paço Municipal, o plano de marketing para a Capital. Elaborado pela prefeitura, em parceria com o Sebrae e diversas entidades dos setores relacionados ao turismo, o plano busca uma estratégia unificada para atrair turistas para a cidade. O prefeito, Sebastião Melo, e o vice-prefeito, Ricardo Gomes, participaram do evento. Foto: Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta terça-feira (05), o novo plano de marketing do turismo da Capital. O projeto, idealizado pela SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), em parceria com Sebrae e diversas entidades, consiste em uma estratégia unificada para fomentar o setor e atrair visitantes de fora do estado e do Brasil para a Capital.

O planejamento de ações e o levantamento sobre o olhar do turista em relação à cidade foram apresentados ao prefeito Sebastião Melo e ao vice-prefeito Ricardo Gomes.

Entre os objetivos estão a participação em feiras nacionais e internacionais, realizar tours com mídia externa para divulgar a cidade e aumentar o número de visitantes em 15% em relação a 2019, quando foram contabilizados 4,5 milhões de turistas únicos, de acordo com dados do Sebrae.

Para o prefeito, o grande desafio é Porto Alegre vender melhor suas potencialidades. “O bom vendedor é aquele que fala bem da cidade para dentro e para fora usando todos os espaços disponíveis para comunicar sobre o seu produto”, ressalta. Segundo ele, no mundo pós-pandemia, em que a fome e o desemprego são uma realidade, o turismo tem a capacidade de oferecer empregos temporários a muitos cidadãos, seja na rede hoteleira, em restaurantes ou transporte.

De acordo com dados do Tripadvisor, há um baixo reconhecimento de marca de Porto Alegre e um turismo difuso, ou seja, sem um posicionamento marcante da cidade. “A Capital tem muitas opções para o turista, da zona urbana à rural, da Orla do Guaíba às cervejarias artesanais do Quarto Distrito. É nessa pluralidade que precisamos identificar os pontos fortes e qualificar nossos serviços”, defende o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone.

Outro ponto deficitário apontado foi o atendimento aos visitantes e dificuldade em obter informações, além de baixo cuidado com reputação on-line, sem estímulos à avaliação, por exemplo. “Este é um plano da atividade econômica do turismo que, apesar de ter ações de curto, médio e longo prazo, já deve ter efeito imediato na divulgação da cidade”, comenta o diretor de turismo da SMDET, Luiz Armando de Oliveira.

O plano contará com três fases. A primeira será a capacitação de empresários, a formatação de produtos e networking do setor. A segunda será a abertura de canais de comunicação e atendimento coletivos ao turista por plataformas digitais.

Já a terceira trata da divulgação e comercialização dos produtos turísticos, com investimento em campanhas publicitárias. Para colocar o plano em prática, será formada uma governança que acompanhará a implementação, fará captação de recursos e irá monitorar resultados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ministro da Saúde nega interferência do filho em liberação de recursos
Dois ministros do Reino Unido renunciam por causa de acusações recentes contra Boris Johnson
https://www.osul.com.br/plano-de-marketing-tera-acoes-para-qualificar-turismo-e-atrair-visitantes-para-porto-alegre/ Plano de marketing terá ações para qualificar turismo e atrair visitantes para Porto Alegre 2022-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar