Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Android 13 quer dificultar a vida de aplicativos que espionam suas notificações

Compartilhe esta notícia:

Aplicativos instalados no aparelho poderão requisitar a função para receber permissões e privilégios de transmissão. (Foto: Reprodução)

O Android 13 protegerá usuários de apps que tentam bisbilhotar as notificações enviadas pelo celular. Recentemente descoberto, o recurso impediria que aplicativos baixados fora de lojas de apps oficiais tenham acesso irrestrito às informações contidas nos avisos de outros programas.

Essa proteção está contida na função Restricted Setting (“Configuração restrita”, em tradução livre). A função impedirá que aplicativos baixados por fontes desconhecidas acessem a API NotificationListenerService, necessária para interceptar e interagir com notificações enviadas pelo celular.

Apesar de notificações parecem inofensivas, por vezes elas podem carregar informações sensíveis sobre o usuário. Um app malicioso poderia observar avisos de transações bancárias (e valores), prévia de mensagens e mais — um prato cheio para golpistas que usam engenharia social.

Segundo o jornalista Mishaal Rahman, ainda é possível contornar a restrição caso necessário, contudo, o processo não é tão trivial a ponto de deixar o dispositivo totalmente exposto a ameaças.

Essa não é a única proteção adicional do Android 13, na verdade: o sistema operacional também blindou várias das ferramentas de acessibilidade do acesso externo. Uma polêmica recente se deu para apps gravadores de chamadas, que utilizavam a Accessibility API para contornar limitações do software e registrar as conversas.

O Android 13 ainda não foi lançado, mas faltam poucos meses para isso acontecer. Não existe data exata para a liberação da versão final do sistema operacional, mas a previsão é que isso aconteça entre setembro e outubro deste ano.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Luana Piovani relembra namoro com Rodrigo Santoro: “éramos o Brad Pitt e a Angelina Jolie do Brasil”
Filme sobre aborto recusa moralização e denúncia política
https://www.osul.com.br/android-13-quer-dificultar-a-vida-de-aplicativos-que-espionam-suas-notificacoes/ Android 13 quer dificultar a vida de aplicativos que espionam suas notificações 2022-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar