Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de julho de 2022
Militares e policiais tentaram conter a invasão, mas não conseguiram
Foto: ReproduçãoManifestantes invadiram a residência oficial do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, em Colombo, neste sábado (09). Milhares de pessoas também se reuniram do lado de fora do imóvel, pedindo que o líder renuncie por causa da grave crise econômica que atinge o país.
A multidão rompeu os cordões de segurança colocados pela polícia. Militares e policiais tentaram conter a invasão, mas não conseguiram. De acordo com fontes do Ministério da Defesa, Rajapaksa não está na residência oficial desde sexta-feira (08) por motivos de segurança.
Uma transmissão ao vivo nas redes sociais mostrou os manifestantes, alguns envoltos em bandeiras, lotando salas e corredores e gritando palavras de ordem contra Rajapaksa. Eles entraram na piscina da residência oficial.
Os manifestantes também arrombaram os portões de outros prédios do governo, como a Secretaria Presidencial e o Ministério das Finanças. Não foram divulgadas informações sobre feridos.
O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, convocou uma reunião de emergência para discutir a crise e disse que está disposto a renunciar para “abrir caminho para que um governo de todos os partidos assuma”.
Sri Lanka… Jubilation as citizens storm the presidential palace… coming to a Whitehouse near you pic.twitter.com/8TSdHve6xX
— Pelham (@Resist_05) July 9, 2022
Sri Lanka… the insurrection is complete with a swim in the presidential pool pic.twitter.com/ZcA7XN53cu
— Pelham (@Resist_05) July 9, 2022