Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2022
Ronaldo administra o Cruzeiro e o Valladolid, da Espanha, faz lives com frequência na RonaldoTv, seu canal na Twitch, tem seu próprio podcast, Fenômenos, é dono de uma startup de finanças e de outros empreendimentos. E acaba de lançar uma produtora de conteúdo, a Beyond Films, que pertence à Oddz Network, uma holding da qual o ex-jogador é o principal acionista. Como fazia nos gramados, ele tem ganhado experiência, estofo e aprendido a se posicionar cada vez melhor como empresário.
Não é de hoje que Ronaldo mostra essa característica. Inclusive já estão planejados o lançamento de dois documentários e uma “megacobertura” da Copa do Catar.
Ronaldo vai aproveitar o acesso que tem na Fifa para produzir conteúdos que só ele seria capaz. O plano é conversar com astros do futebol e fazer análises dos jogos. Os vídeos estarão disponíveis na RonaldoTv. “Se ele encontrar o Zidane, por exemplo, , vamos ter a possibilidade de gravar um papo entre os dois”, exemplifica Marco Antônio Araújo, CEO da Beyond Films.
No início de 2021, Ronaldo inaugurou a Oddz Network, junto com os sócios Eduardo Baraldi, Otávio Pereira e Gabriel Lima, este dono de ações minoritárias atualmente. A empresa agrega os negócios do ex-atleta em mídia e entretenimento em atividades que vão além das realizadas pela agência de marketing esportivo e entretenimento Octagon, da qual também é proprietário.
Atuando em novos formatos de entretenimento, a Odzz trabalha com temas como big data, games, eSports, gestão e experiências esportivas, tecnologia e produção de conteúdo audiovisual. Neste ano, haverá uma rodada de investimentos no mercado que permitirá a compra de 15% do negócio. A ideia é receber aportes somados de até R$ 200 milhões, o que faria o grupo ser avaliado em mais de R$ 1 bilhão.
A Beyond Films existe desde 2019, mas havia ficado paralisada, com projetos engavetados. Eles saíram do papel e a empresa, que tem Bruno de Luca, Cacá Ferrari e Vitor Rios como sócios, foi reativada em maio deste ano. “O Ronaldo já produzia conteúdo. Nesse caso, o filho nasceu antes da mãe”, conta Araújo. Ele fez essa afirmação porque a RonaldoTv e o Fenômenos Podcast, que são produtos da Beyond, já existiam antes do lançamento da produtora audiovisual.
Ao criar sua produtora, uma startup de mídia e conteúdo, Ronaldo repete um modelo que existe nos EUA com outros atletas, como LeBron James e Kevin Durant, astros da NBA. Nessa experiência, eles estão à frente do negócio, participam e lucram com os conteúdos produzidos e vendidos.
Ronaldo, segundo as pessoas que trabalham com ele, sócios ou colaboradores, tem a ambição de ser um dos principais empresários do mundo e alcançar sucesso parecido com o que teve nos gramados. “É cara superparticipativo. Ele coloca a mão, participa de reuniões, do dia a dia da empresa. Eu diria que o Ronaldo está na fase mais produtiva da carreira dele desde que deixou os gramados”, afirma o executivo.
Documentários
A produtora lançará dois documentários em breve: um sobre parte da carreira do próprio Ronaldo, com imagens inéditas entre 1998 e 2002, quando ele protagonizou uma reviravolta pouco vista na história do esporte, e outro que vai abordar os bastidores da saga do Cruzeiro, que encaminha sua volta para a primeira divisão – lidera a Série B do Brasileiro.
O documentário sobre a carreira do Fenômeno estará disponível em outubro. “Posso dizer que haverá revelações inéditas do Ronaldo e imagens raríssimas, que o brasileiro nunca viu”, adianta Araújo.