Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Mais de mil cavalarianos partiram de Canguçu neste sábado levando a Chama Crioula da Semana Farroupilha para todo o Estado

Compartilhe esta notícia:

Cavaleiros levarão centelha para as diferentes regiões tradicionalistas. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

Cerca de 1,1 mil cavalarianos se reuniram neste sábado (13), em Canguçu, na região Sul do RS, para a cerimônia de distribuição da Chama Crioula. O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhado da primeira-dama do Estado, Sônia Vieira, participou do ato de distribuição da centelha, que ocorreu no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Os cavaleiros percorrerão o Estado levando a chama para as 30 regiões tradicionalistas.

“A partir daqui, eles levam esse símbolo gaúcho para todos os cantos do Rio Grande. Desejo que seja uma cavalgada segura e tranquila, marcando um momento importante que cultua nossas tradições e nossa cultura”, disse o governador.

A chama foi gerada na sexta-feira (12), abrindo a programação dos Festejos Farroupilhas 2022, em solenidade que contou com a presença da secretária da Cultura em exercício e presidente da comissão dos festejos, Gabriella Meindrad. “Em 73 anos de história, a Chama Crioula iluminou encontros como o de hoje, repletos de significados simbólicos e com importante valor cultural para os gaúchos e as gaúchas”, disse.

Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

A 73ª Geração da Chama Crioula foi organizada pela 21ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento de sexta (12) contou com a apresentação do espetáculo Liberdade pelas asas do gavião, de criação e direção de Rinaldo Souto, que homenageou Joaquim Teixeira Nunes, conhecido como coronel Gavião, líder dos lanceiros negros farrapos, natural de Canguçu.

Com o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, os festejos neste ano consagram a diversidade étnica e cultural do Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Até dezembro, todos os 497 municípios gaúchos ganharão uma nova viatura para a Brigada Militar
Rio Grande do Sul chega a 40.652 vidas perdidas em consequência do coronavírus
https://www.osul.com.br/mais-de-mil-cavaleiros-partiram-de-cangucu-neste-sabado-levando-a-chama-crioula-da-semana-farroupilha-para-todo-o-estado/ Mais de mil cavalarianos partiram de Canguçu neste sábado levando a Chama Crioula da Semana Farroupilha para todo o Estado 2022-08-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar