Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de setembro de 2022
O desempenho do setor industrial ainda se encontra 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia
Foto: FreepikA produção industrial brasileira cresceu 0,6% em julho na comparação com o mês anterior. Em relação a julho do ano passado, foi registrado um recuo de 0,5%, a segunda taxa negativa seguida nessa comparação. No ano, a indústria acumula queda de 2% e, em 12 meses, baixa de 3%.
O desempenho do setor industrial ainda se encontra 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,3% inferior ao nível recorde alcançado em maio de 2011. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Duas das quatro grandes categorias econômicas e dez dos 26 ramos pesquisados tiveram alta na produção em julho na comparação com junho. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por produtos alimentícios (4,3%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2%) e indústrias extrativas (2,1%).
Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria vieram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (10%), de metalurgia (2%), de celulose, papel e produtos de papel (2,1%) e de outros equipamentos de transporte (5%).
Por outro lado, entre as 16 atividades que tiveram redução na produção, máquinas e equipamentos (-10,4%), outros produtos químicos (-9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-5,7%) exerceram os principais impactos em julho.