Sábado, 01 de fevereiro de 2025
Por barbara paiva | 4 de setembro de 2022
Mais de 150 mil pessoas em Jackson, capital do Estado americano de Mississippi, estão sem acesso à água potável desde o final de agosto devido a um colapso do sistema de abastecimento. A cidade no sul dos Estados Unidos, onde 80% da população é negra e a taxa de pobreza é particularmente alta, vive há anos uma grave crise de acesso à água. Mas, desde a última semana os moradores estão em estado de emergência sanitária após inundações sem precedentes danificarem os sistemas de tratamento.
O desabastecimento força as autoridades locais a distribuir água engarrafada, tarefa descrita por eles como “complicada”, e a elaborar um plano para restaurar o serviço sem estimativa de quanto tempo isso levaria. Também pediram àqueles que ainda tinham fornecimento para que tomassem banho de boca fechada para não engolirem a água.
O sistema de abastecimento de água em Jackson, a maior cidade do Estado, está em crise há anos, prejudicado pelo envelhecimento e infraestrutura inadequada – e muitos na cidade dizem que faltam recursos suficientes para consertá-lo.
“No momento, estamos fornecendo medidas temporárias para aumentar a pressão da água para que as pessoas possam pelo menos dar descarga nos banheiros e usar as torneiras”, informou a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências.