Sábado, 01 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro sanciona lei que dispensa aval do cônjuge para a realização de laqueadura e vasectomia

Compartilhe esta notícia:

A nova lei também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização de laqueadura ou vasectomia

Foto: Freepik
Nova regra dispensa aval do cônjuge para procedimento. (Foto: Freepik)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, o projeto de lei que dispensa o aval do cônjuge para a realização de esterilização voluntária (laqueadura para mulheres e vasectomia para homens). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em março e pelo Senado em agosto.

Um trecho de uma lei de 1996 estabelecia que homens e mulheres casados precisavam de autorização do parceiro para se submeterem a esses procedimentos. A nova legislação revoga essa parte. A sanção foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (05).

A nova lei também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização de laqueadura ou vasectomia. Homens e mulheres seguem autorizados a fazer a esterilização em qualquer idade se tiverem pelo menos dois filhos vivos.

Outra mudança prevista no texto é a possibilidade de que a cirurgia de laqueadura seja feita durante o período do parto, que até aqui era proibida. A partir de agora, caso deseje, a mulher poder fazer o pedido para realizar a laqueadura com pelo menos 60 dias de antecedência em relação ao parto e devem ser observadas as “devidas condições médicas”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Empresa Gaúcha de Rodovias alerta motoristas para obras em 14 estradas nesta semana
Namorada do brasileiro que tentou matar Cristina Kirchner é presa na Argentina
https://www.osul.com.br/bolsonaro-sanciona-lei-que-dispensa-aval-do-conjuge-para-a-realizacao-de-laqueadura-e-vasectomia/ Bolsonaro sanciona lei que dispensa aval do cônjuge para a realização de laqueadura e vasectomia 2022-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar