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Viagem e Turismo Saiba como a tecnologia pode ser sua aliada em caso de problemas no meio da viagem

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Ter os aplicativos certos no celular ajuda a encontrar soluções quando imprevistos acontecem. (Foto: Reprodução)

Depois de um meio de ano pontilhado por todo tipo de história de terror em voos, só a ideia de encarar um avião já faz muita gente tremer. O que fazer se sua viagem for interrompida na metade?

Veja aqui um plano de ação e como usar o smartphone como socorro enquanto você torce pelo melhor – mas se prepara para o pior.

Aplicativos

Se ainda não o fez, baixe os aplicativos oficiais das companhias aéreas com as quais voará. Você pode até ter se registrado para receber alertas por mensagem ou por e-mail na compra da passagem, mas pode optar por receber notificações nesse canal – que também conta com ferramentas bem úteis caso os planos degringolem.

Um app de meteorologia que mostre as condições climáticas em todas as conexões que você tiver de fazer é útil para o planejamento antecipado. E se o mau tempo ou problemas da companhia forçarem o cancelamento de seu voo, ter aplicativos de cadeias de hotéis, serviços de aluguel de carros ou mesmo horários de trens já instalados ajuda muito na hora de fazer uma reserva rápida e inesperada ou descobrir alternativas de transporte.

Voo

A maioria dos aplicativos das empresas aéreas oferece check-in móvel e cartão de embarque digital 24 horas antes da partida, além da possibilidade de verificação de status – se sairá na hora, se está atrasado ou se foi cancelado. (As notificações também alertam para eventuais mudanças.)

Se uma dessas duas últimas possibilidades se concretizar, geralmente é porque a aeronave se atrasou no compromisso anterior. O aplicativo das principais companhias e de rastreamento inclui a função “Onde está meu voo?”, que mostra a localização atual do avião com o qual você voará. Assim, se perceber que ele vai chegar atrasado e pode perder a próxima conexão, já pode começar o processo de remanejamento imediatamente.

As versões de rastreamento por terceiros relacionam diversas empresas aéreas e ainda oferecem informações adicionais, como os atrasos em vários aeroportos do mundo. O Flightradar24, o FlightAware (ambos gratuitos com opção de compra de assinatura) e o FlightStats, gratuito e básico, estão entre as muitas escolhas para os usuários do Android e iOS.

O Flighty para o iPhone (US$ 6 por mês, com várias opções de plano) monitora o tráfego aéreo, detecta problemas na sua rota e dá o alerta imediatamente. Para saber apenas o status do voo, é só digitar o nome da companhia e o número em sua ferramenta de busca favorita.

Bagagem

Colocar tudo na mala de mão evita o problema da mala perdida, mas, se tiver de despachá-la, é bom poder rastreá-la de graça. Há anos, a Delta Air Lines e outras companhias vêm usando etiquetas de identificação com radiofrequência. Se quiser atualizações sobre a localização da sua bagagem, basta tocar o botão correspondente no aplicativo de sua companhia aérea.

Se ela não oferece essa facilidade, você não confia nela ou prefere se virar sozinho, pode sempre colocar um dispositivo relativamente barato como o da Tile ou o AirTag da Apple na(s) mala(s) e fazer o próprio monitoramento.

Aeroporto

Seu voo atrasou e você está em um aeroporto que não conhece? Não precisa se preocupar. Há mapas para ajudá-lo a chegar às estações de recarga de celular, às lanchonetes e a outros serviços. De fato, o aplicativo de sua empresa aérea pode já incluir esses mapas, como também os de viagem e de rastreamento de voo.

Há aplicativos dedicados a eles, mas os programas que você muito provavelmente já tem – como o Google Maps e o Apple Maps – também incluem mapas dos terminais. E, se você tiver uma conexão marcada para breve, dê uma espiada para se familiarizar com antecedência. Você pode precisar correr para pegar o próximo voo.

Opções

Se seu voo for cancelado, você pode iniciar o processo de remarcação na mesma hora, a partir do próprio telefone. A maioria das aéreas permite que você o faça pelo aplicativo ou pelo site, e quase sempre é mais rápido do que ligar para o SAC. (Para informações mais específicas, dê uma espiada no site da empresa.)

Se não houver lugar, é possível que transfiram seu bilhete para outra companhia, mas peça sempre a opção inicial. Se não der, o Google Flights ou outro site de compra de passagens como Kayak ou Expedia lhe oferecerão alternativas. Mas, se por acaso se vir preso durante um dia inteiro e a companhia não oferecer voucher, recorra aos aplicativos para achar um hotel – ou meios alternativos de viagem, se estiver desesperado para chegar a seu destino.

Em alguns casos de cancelamento, dá para receber créditos ou reembolso. Empresas como a AirHelp podem ajudá-lo ao longo do processo, mas alguns cartões de crédito já incluem seguro para interrupção de viagem, por isso vale a pena se informar se foi com ele que comprou a passagem. O site da Agência de Proteção ao Consumidor da Aviação do Departamento de Transportes já oferece uma página de recursos on-line, e uma nova opção interativa para os viajantes frustrados deve estar disponível nesta sexta-feira, dia dois de setembro.

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