Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de setembro de 2022
Presidente Zelensky ressaltou, porém, que o auxílio não é suficiente para cobrir a infraestrutura civil, escolas, hospitais, universidades e casas de ucranianos
Foto: DivulgaçãoO presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse em uma entrevista transmitida neste domingo que a Ucrânia recebeu sofisticados sistemas de defesa aérea dos Estados Unidos. É o primeiro reconhecimento de que a Ucrânia recebeu o Sistema Nacional Avançado de Mísseis Terra-Ar, há muito pedido por Kiev e cuja remessa foi aprovada por Washington em agosto.
“Precisamos absolutamente que os Estados Unidos mostrem liderança e deem à Ucrânia os sistemas de defesa aérea. Quero agradecer ao presidente (Joe) Biden por uma decisão positiva que foi tomada”, disse Zelenskiy.
Insuficiente
“Mas acredite em mim, não é nem de perto o suficiente para cobrir a infraestrutura civil, escolas, hospitais, universidades e casas de ucranianos.” Zelenskiy também agradeceu aos EUA por outros sistemas de lançamento de foguetes múltiplos que permitiram à Ucrânia avançar contra as forças russas.
A Ucrânia tem realizado contraofensivas neste mês para libertar grandes áreas de território da ocupação na região nordeste de Kharkiv, e também fez avanços no sul.