Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2022
Após o resultado do primeiro turno das eleições gerais, Fátima Bernardes tem um bom motivo para comemorar. Na manhã dessa segunda-feira (3) , a apresentadora celebrou a reeleição de seu namorado, o deputado federal Túlio Gadelha, do partido Rede. Em suas redes sociais, ela publicou uma foto ao lado do político.
“Parabéns, amor. Mais quatro anos confiados a você para seguir trabalhando pelos que mais precisam. E assim será”, escreveu Fátima no Instagram.
Gadelha agradeceu: “Obrigado, meu amor! Você faz parte de mais essa conquista”. Alguns famosos, como Silvero Pereira, Fabiana Karla e Elizabeth Savala, também comentaram o post da apresentadora.
Recentemente, Fátima revelou que, assim como o namorado, apoia o candidato Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições presidenciais.
Pleito
O parlamentar conquistou, nas urnas apuradas no domingo (2), 134.391 votos, 77,66% a mais do que no conquistado em 2018, quando registrou 75.642 apoiadores no pleito.
O resultado fez com que Gadelha também se elegesse, pela primeira vez, por meio do quociente eleitoral, ação em que o candidato alcança o número necessário de votos para se eleger por si só, sem depender de outros colegas do mesmo partido. Ele é o único representante do partido Rede eleito entre os 25 parlamentares de Pernambuco escolhidos neste ano.
Em 2018, ele se elegeu pelas sobras eleitorais conquistadas pela soma dos candidatos do PDT, partido do parlamentar da época, com os votos de Wolney Queiroz Maciel, candidato mais votado naquele pleito. A soma garantiu uma vaga a mais na Câmara e ele foi escolhido por ser o segundo mais votado do partido.
Oposição
O parlamentar conquistou maior notoriedade nos últimos anos por se posicionar como um dos opositores do governo Bolsonaro no Congresso. No registro de tramitações de documentos do site da Câmara, é possível encontrar diversos pedidos de informações sobre movimentações do presidente, como requerimentos de informação sobre o detalhamento de gastos de recursos públicos na viagem do chefe do Executivo ao Reino Unido, para o funeral da rainha Elizabeth II.
Gadelha também se posicionou, no últimos quatro anos, contra projetos de leis apresentados por bolsonaristas, e apoiou o avanço de propostas progressistas, como a relatoria do projeto de lei que torna crime a apologia à ditadura militar, criado no âmbito da Comissão de Cultura.
Trajetória
Advogado, aos 19 anos, se filiou ao PDT, quando também passou a atuar no movimento estudantil universitário e se tornou presidente da Juventude Socialista em Pernambuco.
A carreira política começou em 2012, quando foi eleito vereador do Recife. Em 2018, assumiu a vaga na Câmara dos Deputados, se tornando afiliado da Rede Sustentabilidade em 2021. É presidente da Subcomissão Permanente Combate Trabalho Escravo e atua na Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil. Entre suas emendas parlamentares aprovadas em 2022, a maioria é destinada a favorecer melhorias na rede de saúde dos municípios pernambucanos, como a destinação de mais de R$ 119 mil para a criação de unidades de saúde.