Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Técnicos gaúchos trocam informações com norte-americanos sobre o combate à estiagem

Compartilhe esta notícia:

Enquanto isso, níveis dos principais rios da Região Metropolitana continuam em baixa. (Foto: EBC)

Por meio de uma parceria com o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, o governo do Rio Grande do Sul iniciou um treinamento conjunto entre técnicos gaúchos e norte-americanos em gestão de recursos hídricos. O objetivo é qualificar as estratégias e ações de combate à estiagem.

A iniciativa é colocada em prática de forma on-line e sem custos ao Estado. Participam profissionais de duas secretarias estaduais: Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Prestam apoio ao treinamento entidades estrangeiras como o Departamento do Interior dos Estados Unidos, Centro Nacional de Mitigação da Seca, agência  espacial norte-americana (Nasa) e Departamento de Agricultura (Usda).

Além de um encontro realizado no final da semana passada, estão programadas outras duas sessões, nesta quarta-feira (5) e no dia 26 de outubro.

Durante a atividade serão explorados temas como uso de dados para aprofundar a compreensão sobre o impacto da seca na agricultura, abordagem integrada para redução do risco de seca e mitigação, preparação e resposta à falta de chuvas.

O público-alvo do treinamento também abrange acadêmicos, formuladores de políticas públicas, grupos de combate à seca e representantes da sociedade civil envolvidos em planejamento.

Primeiro encontro

Na programação inicial, o professor Mark Svoboda, da Universidade de Nebrasca (EUA), citou algumas estratégias que podem ser empregadas no combate à seca.

“Nós não vamos evitar a seca, mas nós vamos reduzir os efeitos nocivos que a seca pode trazer para as populações e para as economias do globo. Nós podemos, por exemplo, trabalhar com sistemas precoces de alerta e ter um planejamento específico para a seca”, pontuou.

Considerações

A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, ressalta que o treinamento permite a produção de novos modelos para o uso da água e o enfrentamento da seca: “Essa parceria será fundamental para acharmos soluções para essas problemáticas que não são específicas do Rio Grande do Sul, mas mundiais”.

Por sua vez, o secretário da pasta da Agricultura, Domingos Velho Lopes, chama atenção para a necessidade de atividades conjuntas: “Ao lado dos técnicos americanos, estamos construindo soluções mundiais para preservação dos recursos naturais e mitigação da seca”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com 31 integrantes, bancada gaúcha na Câmara Federal terá sete novos deputados
Organização dos Estados Americanos afirma que as eleições no Brasil ocorreram com “ordem e normalidade”
https://www.osul.com.br/tecnicos-gauchos-trocam-informacoes-com-norte-americanos-sobre-o-combate-a-estiagem/ Técnicos gaúchos trocam informações com norte-americanos sobre o combate à estiagem 2022-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar