Sábado, 19 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Dólar sobe 0,31% e fecha a 5 reais e 18 centavos

Compartilhe esta notícia:

Moeda norte-americana fechou a quarta-feira (5) em alta com eleições no radar e aversão global a risco. (Foto: Divulgação)

O dólar fechou em alta nesta quarta-feira (5), com investidores buscando segurança com a volta do temor de aperto monetário por parte dos principais bancos centrais do mundo, enquanto o noticiário eleitoral continua no radar. A moeda norte-americana subiu 0,31%, cotada a R$ 5,1840.

No dia anterior, o dólar caiu 0,14%, a R$ 5,1674. Com o resultado de hoje, passou a acumular queda de 3,89% no mês e 7,01% no ano frente ao real.

O início da semana foi marcado por apetite por risco no mundo inteiro, depois que dados norte-americanos de emprego e indústria sugeriram que a economia dos Estados Unidos estaria perdendo fôlego. Isso levantou esperanças de que o Federal Reserve (BC dos EUA) poderia moderar seu ritmo de aperto monetário de forma a poupar o crescimento, expectativa que foi alimentada na véspera pela decisão do banco central da Austrália de subir sua taxa de juros em dose menor do que o esperado.

“A impressão de um pretenso topo dos juros americanos criou até ontem a falsa sensação de que o caminho para um maior apetite de prêmio de maior risco estava aberto, o que não se alinha com a realidade dos indicadores econômicos”, avaliou em nota à Reuters Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

“O problema é que, assim como na Europa, a inflação nos EUA continua presente, especialmente nos núcleos e sem sinais claros de alívio, portanto, há pouco que Fed possa fazer, a não ser persistir com a normalização dos juros.”

Colaborando para a perspectiva de resiliência do mercado de trabalho e, consequentemente, da inflação, dados desta quarta-feira mostraram que foram criados mais postos de trabalho do que o esperado no setor privado dos EUA no mês passado.

Custos de empréstimo mais altos nos EUA são vistos como fator de impulso para o dólar tanto por tornarem os retornos do mercado de renda fixa norte-americano mais atraentes quanto por levantarem temores de recessão, já que tendem a restringir os gastos de empresas e famílias. O dólar é considerado aposta segura em momentos de turbulência econômica e geopolítica.

Cenário local

No cenário local, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) seguem se movimentando em busca de apoios depois de um primeiro turno eleitoral muito mais apertado do que o esperado.

Apesar de num primeiro momento os resultados do 1º turno terem repercutido positivamente entre os investidores, analistas alertam que a moeda pode começar a ficar mais sensível ao noticiário eleitoral diante da perspectiva de uma disputa acirrada no 2º turno.

Entre os dados econômicos, o IBGE informou nesta quarta que a produção industrial brasileira caiu 0,6 % na passagem de julho para agosto. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Banco Central está fazendo uma ampla fiscalização de olho em fraudes na abertura digital de contas
Governo pressiona Petrobras por reduções em série nos preços da gasolina e do diesel
https://www.osul.com.br/dolar-sobe-031-e-fecha-o-dia-a-5-reais-e-18-centavos/ Dólar sobe 0,31% e fecha a 5 reais e 18 centavos 2022-10-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar