Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula diz que voto de nordestinos contra Bolsonaro é “questão de honra”

Compartilhe esta notícia:

Candidato petista decidiu "provocar" os nordestinos a votar contra Bolsonaro depois que o presidente associou a derrota local no primeiro turno ao analfabetismo na região. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Candidato petista decidiu "provocar" os nordestinos a votar contra Bolsonaro depois que o presidente associou a derrota local no primeiro turno ao analfabetismo na região. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira (14), durante campanha em Pernambuco, que decidiu “provocar” os nordestinos a “transformar o voto contra Bolsonaro numa questão de honra” depois que o presidente da República associou a vitória do petista no primeiro turno ao analfabetismo na região.

A declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) aconteceu durante uma “live”, na semana passada. Ele comentava uma notícia sobre a vitória de Lula em estados com alta taxa de analfabetismo quando afirmou:

“Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões.”

Desde então, em seus discursos, Lula tem usado a declaração para atacar Bolsonaro.

Questão de honra

“Depois que o meu adversário foi num discurso, ou numa ‘live’, que ele fez dizer que o povo nordestino vota em mim porque o povo nordestino é analfabeto, eu resolvi provocar o povo nordestino para transformar o voto contra o Bolsonaro numa questão de honra”, afirmou Lula durante entrevista a jornalistas em Recife.

Em Pernambuco, estado em que nasceu, Lula obteve 65,27% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Bolsonaro teve 29,91%.

A campanha no Recife nesta sexta faz parte da agenda de compromissos de Lula no Nordeste e ocorre um dia após Bolsonaro visitar a cidade. O petista ironizou a passagem de Bolsonaro por Recife.

Não gosta

“Como ele [Bolsonaro] já não gostava de negro, não gosta de mulher, não gosta de sindicado, não gosta de prefeito, não gosta de governador, agora ele disse que não gosta de nordestino. É por isso que o ato que ele fez ali foi um fiasco, aqui em Pernambuco. Porque ele é um cidadão que não sabe respeitar o mínimo de sensibilidade do ser humano”, disse Lula.

Após entrevista a jornalistas, o ex-presidente fez uma caminhada pelas ruas do Recife.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Vice-presidente do PT quer abrir igreja ligada ao partido
Lula e Bolsonaro apagaram tuítes em que trocam ataques
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-voto-de-nordestinos-contra-bolsonaro-e-questao-de-honra/ Lula diz que voto de nordestinos contra Bolsonaro é “questão de honra” 2022-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar