Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Eleitores têm até sábado para baixar ou atualizar o e-Título

Compartilhe esta notícia:

Pelo aplicativo é possível consultar local de votação

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
o (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os votantes de todo o País têm até este sábado (29), véspera do 2º turno das eleições, para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa título de eleitor. O download do aplicativo é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via Google Play e App Store, respectivamente.

Implementado em 2018, e-Título pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele também pode ser utilizado para consultar o local de votação, bem como justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Segundo o TSE  (Tribunal Superior Eleitoral), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões de ativações foram efetivadas em 2022.

“O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, informa o TSE.

O TSE explica que o eleitor precisa ter um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Depois de baixar o aplicativo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral.

Ainda segundo o tribunal, eleitores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o aplicativo atualizado. Dificuldades costumam ser resolvidas com a reinstalação do aplicativo. “Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora, pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do aplicativo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Arrecadação de tributos federais tem maior valor para setembro em 28 anos
Presos provisórios do sistema penitenciário gaúcho devem exercer seu direito de voto no domingo
https://www.osul.com.br/eleitores-tem-ate-sabado-para-baixar-ou-atualizar-o-e-titulo/ Eleitores têm até sábado para baixar ou atualizar o e-Título 2022-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar