Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula pede que Fernando Haddad procure nomes para o Ministério da Educação

Compartilhe esta notícia:

Haddad é um dos políticos mais próximos a Lula atualmente e cotado para a pasta da Fazenda. (Foto: Ricardo Stuckert)

Ex-ministro da Educação, o petista Fernando Haddad recebeu a incumbência de indicar nomes da área para a equipe de transição de governo. O pedido, segundo fontes, foi feito pelo próprio presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira (1º). Na conversa entre os dois, houve uma sinalização de que Haddad não deve ser o coordenador da área educacional nos próximos dois meses, mas caberá a ele a escolha do time.

Haddad é um dos políticos mais próximos a Lula atualmente. Ele figura na lista de possíveis ministeriáveis no governo Lula e é um dos cotados para assumir o Ministério da Fazenda.

Ao passar a missão para Haddad, Lula mencionou especificamente o nome de Neca Setúbal, herdeira do Itaú, e o do instituto Todos pela Educação. Caberá ao ex-ministro e ex-prefeito fazer o contato com Neca e também com Priscila Cruz, do Todos pela Educação, para ouvir sugestões de quadros na área. Ele também tem dito a aliados que pretende conversar com Daniel Cara, dirigente nacional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Alvo de escândalos durante o governo Bolsonaro, o Ministério da Educação do governo Bolsonaro teve quatro ministros nos últimos quatro anos – e ainda um quinto que foi nomeado mas não chegou a assumir o cargo.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadane darão início a reuniões de transição de governo nesta quinta (3) em Brasília.

Gleisi afirmou que a indicação para participar da transição não significa necessariamente espaço nos ministérios. “Não há decisão sobre ministério, o presidente Lula não abriu essa discussão”, disse.

Mercadante deve participar nesta quinta de reunião com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o relator do Orçamento de 2023, Marcelo Castro (MDB-PI). A ideia é discutir ajustes no Orçamento do ano que vem, um dos principais focos no início dos trabalhos.

“Queremos que seja assegurado no orçamento de 2023 o contrato que fizemos nas eleições. Portanto, que o Auxílio Brasil seja de R$ 600, que tenha reajuste do salário”, disse Gleisi. Alckmin já conversou com Pacheco, também segundo a petista. Lula viajou para a Bahia, onde descansará por alguns dias. Ele deve voltar a participar de reuniões de trabalho na próxima semana.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro não quer passar a faixa presidencial para Lula; tarefa pode ficar com o vice, Hamilton Mourão
Partidos União Brasil, PSB e MDB, necessários para reforçar base, aceitam negociar participação no próximo governo
https://www.osul.com.br/lula-pede-que-fernando-haddad-procure-nomes-para-o-ministerio-da-educacao/ Lula pede que Fernando Haddad procure nomes para o Ministério da Educação 2022-11-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar