Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de novembro de 2022
Capital apresentará ações que já desenvolve para reduzir a emissão de poluentes como incentivo à instalação de rooftop sustentáveis, criação de terrários urbanos e hortas comunitárias, entre outros
Foto: Jefferson Bernardes/PMPAPorto Alegre marcará presença na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), que começa neste domingo, no Egito. O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, representará a cidade.
Porto Alegre se comprometeu na COP26, na Escócia, a reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050. No Egito, Porto Alegre apresentará ações que já desenvolve para reduzir a emissão de poluentes, como a instalação de placas fotovoltaicas e biodigestores em escolas municipais, a isenção da obrigatoriedade de vagas de estacionamento para desestimular o uso de carros, incentivo à instalação de rooftop sustentáveis, criação de terrários urbanos e hortas comunitárias e a contratação de empresa para fazer o plantio de mais de 5 mil novas mudas em 2023 na cidade.
Novas iniciativas
O secretário Bremm também vai em busca de novas formas de captação de recursos para viabilizar grandes obras necessárias para o enfrentamento das mudanças climáticas. “Esperamos anunciar direto da COP27 avanços importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e novas parcerias para o desenvolvimento do plano de ação climática e para iniciar o processo de despoluição de um dos principais afluentes do Guaíba”, declarou.
O tema central da COP27 é como implementar o Acordo de Paris (compromisso mundial que prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa), em especial, em relação a financiamento climático, compensação por perdas e danos e adaptação climática.