Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Setor de serviços alcança o patamar mais alto da série histórica, aponta o IBGE

Compartilhe esta notícia:

Com o resultado, o setor se encontra 11,8% acima do nível pré-pandemia

Foto: Reprodução
Três das cinco atividades pesquisadas registraram alta. (Foto: Reprodução)

O volume do setor de serviços no Brasil cresceu 0,9% em setembro na comparação com agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feria (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com o resultado, o setor se encontra 11,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e alcança o patamar mais alto da série histórica, superando novembro de 2014.

Em relação a setembro de 2021, o volume de serviços avançou 9,7%, a 19ª taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o volume subiu 8,6% frente a igual período de 2021. O acumulado nos últimos 12 meses passou de 9%, em agosto, para 8,9%, em setembro, mantendo a trajetória descendente iniciada em abril de 2022 (12,8%).

Ao avançar 0,9% em setembro frente ao mês anterior, o volume de serviços registra o quinto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,9%. A alta foi acompanhada por três das cinco atividades investigadas. O destaque é o grupo informação e comunicação (2%), que registrou o terceiro resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,1%.

As demais expansões vieram de serviços prestados às famílias (1%) e de profissionais, administrativos e complementares (0,2%). O primeiro setor emplacou o sétimo crescimento seguido, período em que assinalou um ganho acumulado de 11,7%, e o segundo mostrou um comportamento mais modesto, com ganho agregado de 0,3% nos dois últimos meses.

Em sentido oposto, transportes (-0,1%) e outros serviços (-0,3%) exerceram as influências negativas em setembro. O primeiro interrompeu uma sequência de quatro taxas positivas, e o segundo devolveu uma pequena parte do avanço de 7,7% verificado em agosto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Empresário morre após ser atingido por pedra arremessada por caminhão em rodovia no interior do RS
Chuva e umidade retornam ao Rio Grande do Sul nos próximos dias
https://www.osul.com.br/setor-de-servicos-alcanca-o-patamar-mais-alto-da-serie-historica-aponta-o-ibge/ Setor de serviços alcança o patamar mais alto da série histórica, aponta o IBGE 2022-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar