Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de novembro de 2022
Ministério das Relações Exteriores polonês afirmou que um míssil de fabricação russa caiu na vila de Przewodów às 15h40 (hora local)
Foto: Reprodução/TwitterO Ministério das Relações Exteriores da Polônia declarou, nesta terça-feira (15), que a queda de um “míssil de fabricação russa” foi a causa da explosão na vila de Przewodów, que fica perto da fronteira com a Ucrânia.
“Às 15h40 [hora local] na vila de Przewodów no munícipio de Hrubieszów, em Voivodia de Lubelskie, caiu um míssil de fabricação russa, matando dois cidadãos da República da Polônia”, disse Lukasz Jasina, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. A declaração do ministério não especificou o tipo de míssil ou de onde foi disparado.
Anteriormente, a mídia polonesa relatou que projéteis atingiram uma fazenda no território do membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mais ou menos na época em que a Rússia lançou sua maior onda de ataques com mísseis contra cidades ucranianas em mais de um mês.
Polônia na Otan
Vale ressaltar que, desde 1999, a Polônia integra a Otan. Segundo o artigo 4º do tratado, “as partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”.