Terça-feira, 26 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil vence eleições para presidência do BID e ocupará cargo pela primeira vez

Compartilhe esta notícia:

Nascido em março de 1966, em Haifa (Israel), Ilan Goldfajn, é diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Nascido em março de 1966, em Haifa (Israel), Ilan Goldfajn, é diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O economista brasileiro Ilan Goldfajn foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.

Goldfajn foi eleito na primeira rodada de votação com 80% de apoio. Ex-presidente do Banco Central no governo Michel Temer, o economista foi indicado para a vaga pelo governo Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira, o ex-ministro Celso Amorim, da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o novo governo “nem apoiava, nem vetava” o nome de Goldfajn. A sinalização foi vista em Washington como um apoio velado.

Na semana passada, o ex-ministro Guido Mantega chegou a mandar um e-mail para a ex-secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pedindo para adiar a eleição para a presidência do BID. O pedido provocou mal-estar e reação dentro da frente ampla que apoia Lula. Mantega deixou à equipe de transição.

Goldfajn é visto como um nome técnico sem ligação com o bolsonarismo. Guedes, inclusive, superou divergências pessoais para indicá-lo.

Currículo

Nascido em março de 1966, em Haifa (Israel), Ilan Goldfajn, é diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional. Possui doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), mestrado pela PUC-RJ e graduação pela UFRJ.

Foi presidente do Banco Central do Brasil entre 2016 e 2019 e diretor de Política Econômica da autoridade monetária entre 2000 e 2003. Teve, ainda, uma longa trajetória na iniciativa privada, passando pelo Credit Suisse Brasil, Itaú Unibanco, Ciano Investimentos e Gávea Investimentos.

Foi professor de universidades no Brasil e nos Estados Unidos, sendo também editor e autor de inúmeros livros e artigos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Rodoviária registra 22 interdições e dez bloqueios em estradas federais no País
Cerimônia de abertura da Copa tem festa e discurso do ator Morgan Freeman
https://www.osul.com.br/brasil-vence-eleicoes-para-presidencia-do-bid-e-ocupara-cargo-pela-primeira-vez/ Brasil vence eleições para presidência do BID e ocupará cargo pela primeira vez 2022-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar