Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Número de feminicídios bate recorde no primeiro semestre deste ano no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Quatro mulheres foram mortas por dia nos seis primeiros meses deste ano no País

Foto: Pixabay
(Foto: Pixabay)

No primeiro semestre deste ano, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, o que representa uma média de quatro mortes por dia, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número é o maior já registrado em um semestre. A quantidade de feminicídios aumentou 3,2% em relação ao mesmo período de 2021, quando 677 mulheres foram assassinadas. Os dados foram divulgados pelo site G1.

Desde 9 de março de 2015, a legislação prevê penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio – ou seja, que envolvam “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.

A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, disse que os dados mais consistentes sobre os feminicídios no País começaram a ser obtidos em 2019.

“O primeiro ano completo que nós temos de estatísticas no Brasil é 2016. Mas, em 2016 e em 2017, ainda temos um movimento nos Estados de adaptação a essa nova legislação. Dados mensais nós dispomos a partir de janeiro de 2019 para todo o mês. Mas o que os números indicam? Olhando os dados de janeiro a junho de 2022, se mantida essa tendência, nós teremos um novo recorde de feminicídios, inclusive quando fechar o ano de 2022. Infelizmente, tudo aponta para um crescimento da violência letal contra meninas e mulheres em decorrência do seu sexo, da sua condição de gênero”, declarou Samira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira
Polícia Civil investiga fraude em licitação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/numero-de-feminicidios-bate-recorde-no-primeiro-semestre-deste-ano-no-brasil/ Número de feminicídios bate recorde no primeiro semestre deste ano no Brasil 2022-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar