Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Polícia Federal fará avaliação do Rolls-Royce presidencial para a posse de Lula

Compartilhe esta notícia:

O automóvel tem 70 anos e acompanha os presidentes eleitos desde a década de 1950. (Foto: Secretaria de Governo)

Membro da Coordenação de Organização da Posse, o embaixador Fernando Igreja declarou que o Rolls-Royce presidencial, carro tradicionalmente usado na posse, passará por uma avaliação da Polícia Federal (PF) antes de Jair Bolsonaro deixar o cargo de presidente da República. A fala foi proferida na quarta-feira (14), em entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF), sede do governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Já solicitamos à Presidência da República e o carro deverá estar à disposição da Polícia Federal em breve. A PF fará uma avaliação do estado do carro, se o presidente poderá usá-lo ou não”, disse Igreja.

Apesar de não ter dado detalhes sobre o esquema de segurança do evento, Igreja garantiu que o trabalho é “para que a posse transcorra em tranquilidade”.

“Quanto à segurança, preferia que deixássemos para outro momento por razões óbvias. Mas posso garantir que tudo está sendo preparado de maneira que o presidente, Janja, o vice e todo mundo tenha todo o esquema de segurança garantido para que a posse transcorra em tranquilidade”, concluiu Igreja.

Janja

O carro foi para o centro de uma polêmica, na última semana, quando a futura primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, disse que a equipe responsável pela organização da posse avaliava uma possível substituição do veículo, após identificar necessidade de reparos. Segundo ela, o carro tinha sido possivelmente danificado na última posse, a do presidente Jair Bolsonaro.

O governo, contudo, negou a informação dada por Janja e afirmou que o Rolls-Royce se encontra em perfeitas condições de funcionamento.

“Informamos que o veículo Rolls-Royce, que é utilizado nas cerimônias de posse presidencial, encontra-se em perfeitas condições de funcionamento, situação que se mantém na presente data”, disse a Secretaria-Geral da Presidência em nota.

O automóvel tem 70 anos e acompanha os presidentes eleitos desde a década de 1950, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tradicional Rolls-Royce Silver Wraith foi usado pela primeira vez na posse de Juscelino Kubitschek, em 1956, segundo informações do Itamaraty. Além das posses, outra tradição se criou com o automóvel inglês, a de participar dos desfiles anuais de 7 de setembro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Aliados de Lula veem chance de PEC da Transição seguir apesar do voto da ministra Rosa Weber, do Supremo, pela ilegalidade do orçamento secreto
Petistas disputam a Secretaria-Geral da Presidência da República; veja os favoritos para o cargo
https://www.osul.com.br/policia-federal-fara-avaliacao-do-rolls-royce-presidencial-para-a-posse-de-lula/ Polícia Federal fará avaliação do Rolls-Royce presidencial para a posse de Lula 2022-12-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar