Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de dezembro de 2022
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o prédio localiza-se na avenida Padre Cacique
Foto: Fase/DivulgaçãoA reforma da sede administrativa da Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo), em Porto Alegre, foi concluída. O prédio completou 90 anos em 2022.
As obras de recuperação incluem a substituição do telhado e de instalações elétricas, a colocação de fibra óptica, a implantação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas e pintura. Foram investidos R$ 6,69 milhões em recursos próprios da Fase.
Localizado na avenida Padre Cacique, no bairro Santa Tereza, o prédio já abrigou o asilo São Joaquim, integrante do complexo criado por padre Cacique para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social no início do século passado.
Desde 2013, o conjunto arquitetônico da Fase (que inclui a área arborizada na avenida Padre Cacique e o prédio do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique) é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
A entrega da sede reformada ocorreu na semana passada com a realização de uma Mostra Cultural e o lançamento do livro “Onde moram meus pensamentos” – coletânea de produções textuais e artísticas de adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas na Fase.