Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de dezembro de 2022
Usuários passaram a ter acesso aos remédios para um tempo mais longo de tratamento
Foto: Cristine Rochol/PMPAPessoas que utilizam medicamentos de uso contínuo pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Porto Alegre passaram a ter acesso aos remédios para um tempo mais longo de tratamento, diminuindo o número de retiradas.
Neste mês, o intervalo entre as entregas passou de 30 para 60 dias de tratamento dentro do prazo de validade de 180 dias da receita médica. Com isso, segundo a prefeitura, a população ganha mais comodidade e redução no custo com deslocamento.
Com a mudança de intervalo, o usuário fará a retirada somente três vezes durante a validade da receita, e não mais seis vezes. “A pessoa se desloca menos e tem uma economia em condução e nos gastos em saúde”, disse o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Leonel Almeida.
A nova orientação vale para itens de responsabilidade do município e que estão na Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). Os remédios podem ser retirados nas dez farmácias distritais ou em uma das 132 unidades de saúde da cidade.