Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de janeiro de 2023
O prognóstico mais recente é considerado bom, de acordo com o comunicado, e ela começará o tratamento neste mês.
Foto: DivulgaçãoA tenista Martina Navratilova foi diagnosticada com câncer de garganta e de mama em estágio um, segundo informou seu agente à CNN norte-americana nesta segunda-feira (2).
“Esse golpe duplo é sério, mas ainda pode ser consertado”, disse a tenista de 66 anos em um comunicado no site da Associação Feminina de Tênis (WTA). “Espero um desfecho favorável. Vai feder por um tempo, mas vou lutar com tudo o que tenho”.
Navratilova, que conquistou 59 títulos de Grand Slam em sua carreira, já lutou contra um câncer de mama em 2010.
O prognóstico mais recente é considerado bom, de acordo com o comunicado, e ela começará o tratamento neste mês.
A agente de Navratilova, Mary Greenham, disse que a lenda do tênis descobriu um linfonodo aumentado em seu pescoço durante as finais do WTA em Fort Worth, Texas, que aconteceram de 31 de outubro a 7 de novembro.
Uma biópsia foi feita e ela foi posteriormente diagnosticada com câncer de garganta em estágio um, disse seu agente. Quando Navratilova estava passando por testes de garganta, seu agente disse que uma forma suspeita foi encontrada em seu seio, que mais tarde foi diagnosticado como câncer.
Greenham disse que ambos os cânceres estavam em estágios iniciais com ótimos resultados.
Navratilova teve uma longa carreira como jogadora, na qual conquistou 18 títulos de Grand Slam de simples, 31 títulos de Grand Slam de duplas e 10 títulos de Grand Slam de duplas mistas. Ela ainda detém o recorde de todos os tempos do WTA Tour de 167 títulos.
Depois de se aposentar de simples em 1994, aos 38 anos, ela continuou jogando em duplas – e ganhando títulos – até os 40 anos.
Ela continuou envolvida no esporte como treinadora, locutora e embaixadora do WTA Tour, destacando a importância dos exames preventivos para combater doenças específicas, como o câncer de mama.