Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2023
Iniciada em 24 de fevereiro de 2022, a guerra ainda não tem previsão de término
Foto: Ministério de Relações Exteriores da UcrâniaA economia da Ucrânia encolheu mais de 30% no ano passado, depois que a Rússia invadiu o país e destruiu a sua infraestrutura, paralisou negócios e interrompeu a vida cotidiana da população, informou nesta quinta-feira (05) o Ministério da Economia ucraniano.
“Durante 2022, a economia da Ucrânia sofreu as maiores perdas e danos da história de sua independência”, disse a ministra Yulia Svyrydenko.
A contração projetada de 30,4% no PIB (Produto Interno Bruto) é muito melhor do que os especialistas estimavam logo após o início da guerra, em 24 de fevereiro. Na época, muitos projetaram que a produção econômica da Ucrânia cairia entre 40% e 50%.
“Os sucessos das forças de defesa ucranianas no campo de batalha, o trabalho coordenado do governo e das empresas, o espírito indomável da população, a velocidade de restauração da infraestrutura crítica destruída/danificada pelos serviços domésticos, bem como o apoio financeiro sistemático de organizações internacionais e dos parceiros nos permitiram manter a frente econômica e continuar avançando em direção à vitória”, disse Svyrydenko.
Em 2021, a economia ucraniana havia crescido 3,4%, segundo dados do Banco Mundial.