Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho enviará mais de 70 brigadianos da Tropa de Choque para operações de segurança em Brasília

Compartilhe esta notícia:

"No RS, estamos com as forças de segurança prontas para resposta firme e imediata diante de qualquer tentativa de subversão da ordem", afirmou Leite

Foto: Arquivo/Palácio Piratini
Equipe especializada permanece no Distrito Federal até o dia 31. (Foto: Divulgação)

Após reunião de emergência com secretários estaduais e comandantes das forças policiais, o governador gaúcho Eduardo Leite informou que a Brigada Militar (BM) disponibilizará 73 policiais da Tropa de Choque para operações em Brasília. A segurança pública do Distrito Federal está sob intervenção do governo brasileiro após os ataques de manifestantes radicais a prédios dos Três Poderes neste domingo (8).

A medida foi acertada com Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do presidente Luiz Inácio Lula da Sila, a fim de viabilizar o transporte dos agentes pela Força Aérea Brasileira. Outros Estados já estão adotando a mesma iniciativa para apertar o cerco a atos terroristas contra o sistema.

Leite se pronunciou por meio de transmissão ao vivo no canal do Palácio Piratini no site de vídeos youtube.com. Ele também detalhou as medidas tomadas para prevenir a repetição de atos desse tipo no Rio Grande do Sul e manifestou repúdio à baderna protagonizada pelos extremistas na capital federal:

“Esse é um dia que nos entristece e nos deixa absolutamente indignados pelos atos antidemocráticos e de caráter golpista na capital federal. São atos que atacam as instituições que representam a democracia brasileira e precisam ser repudiados”.

O político tucano reforçou que a BM continua monitorando as manifestações no Estado e está preparada para reprimir atos contra a ordem constitucional: “Temos as nossas forças de segurança de prontidão para agir de forma enérgica, firme e imediata diante de qualquer crime contra a democracia”.

Ao longo do dia, os pontos de maior atenção e concentração de manifestantes foram a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (Região Metropolitana), e as proximidades da sede do Comando Militar do Sul (CMS), no Centro Histórico de Porto Alegre, ocupadas desde o início de novembro por bolsonaristas inconformados com o resultado da eleição presidencial legítima.

Direito à manifestação tem limites

Eduardo Leite também ressaltou que manifestações de descontentamento são legítimas em uma democracia, mas não podem, de qualquer maneira, atacar as instituições e a ordem constitucional:

“Temos lei e ordem que devem ser observadas, e o governo do Estado não vai se eximir da sua responsabilidade neste momento crítico e triste. Há um governo federal eleito pelo povo brasileiro e isso deve ser respeitado. As manifestações não podem descarrilar para atos antidemocráticos”.

Ele fez a ressalva, entretanto, que que qualquer tentativa de obstrução de vias ou bloqueios no sistema de abastecimento serão reprimidos de forma imediata pela Brigada Militar para garantir a livre circulação. Também lembrou que a Polícia Civil está encarregada do inquérito para investigar pessoas que atuam e financiam os atos antidemocráticos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Políticos dos Estados Unidos defendem extradição de Bolsonaro ao Brasil após invasões em Brasília
Mais de 300 criminosos são presos por ataques aos Três Poderes
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-enviara-mais-de-70-brigadianos-da-tropa-de-choque-para-acoes-de-seguranca-em-brasilia/ Governo gaúcho enviará mais de 70 brigadianos da Tropa de Choque para operações de segurança em Brasília 2023-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar