Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2023
Em nova etapa da operação “Esforço Concentrado”, autoridades de segurança pública interditaram parcialmente três estabelecimentos da Zona Sul de Porto Alegre que funcionavam como casa noturna sem alvará para a modalidade. A ofensiva foi realizada entre a noite de sexta-feira (13) e a madrugada de sábado.
Já na Rua da República (bairro Cidade Baixa), dois bares mantinham mesas e cadeiras em via pública e na pista de rolamento, sendo autuados por utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, sem autorização do órgão competente. Além disso, houve dispersão educativa de público na esquina das ruas Lima e Silva com a travessa Leão 13.
Participaram fiscais da prefeitura e agentes da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Eles percorreram os bairros Centro Histórico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Bom Fim, Moinhos de Vento, Hípica, Lami e Restinga.
“Estamos realizando um trabalho não só de fiscalização dos decretos municipais, mas também junto ao comércio de toda a Capital, para garantir o regramento do funcionamento de bares visando uma convivência melhor entre os moradores e o comércio local. Igualmente, manteremos as blitze e patrulhamento, a fim de garantir a segurança da população durante a madrugada”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Ações educativas
Ao longo deste mês, uma série de atividades está sendo realizada pelos fiscais municipais junto a estabelecimentos comerciais. A abordagem tem por objetivo conscientizar os empresários do segmento para as regras a serem cumpridas por bares e restaurantes.
Isso inclui a manutenção de documentos em dia, correto descarte de lixo, medidas acessibilidade e utilização não abusiva de espaços públicos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, de forma anônima.
(Marcello Campos)