Sábado, 16 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de janeiro de 2023
Ações educativas e de fiscalização fazem parte da programação da Operação RS Verão Total.
Foto: Divulgação/DetranPinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá. Em um mês de atuação na Operação RS Verão Total, a Balada Segura já realizou atividades educativas e de fiscalização em todas essas praias. Durante o dia, o DetranRS promove ações de sensibilização dos veranistas. À noite, a fiscalização atua para proteger a vida de todos. Paralelamente, a Balada Segura está em diversas mídias lembrando que só um pouquinho já é o bastante para provocar um acidente com consequências sérias, seja em relação ao álcool, à velocidade ou a outras atitudes no trânsito.
Nas 19 blitz realizadas no período noturno, foram abordados 2.056 veículos e aplicados 1.830 testes do etilômetro. No total, a Balada Segura registrou 595 autuações e retirou de circulação 284 motoristas sob o efeito de álcool.
Em Capão, crianças também puderam aprender na Escolinha de Trânsito da Polícia Civil enquanto os pais conversavam com servidores do DetranRS sobre os principais riscos no trânsito. Já em Xangri-Lá e Tramandaí, a entidade focou nos veranistas presentes na praia e no calçadão, alertando sobre o consumo de álcool aliado à direção e também tirando dúvidas sobre o pagamento de IPVA, porte de documentos, CNH digital e outros serviços.
A Balada Segura segue no litoral gaúcho até o fim do veraneio. Em fevereiro, outras praias serão contempladas, inclusive no litoral Sul.