Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Suspeito de financiar vândalos, dono de restaurante fugiu da Polícia Federal pela janela

Compartilhe esta notícia:

Empresário de Goiás, Raif Jibran Filho possui negócio na Chapada dos Veadeiros (GO). (Foto: Reprodução)

Um dos oito alvos da operação Lesa Pátria, deflagrada nessa sexta-feira (20) e que mira financiadores dos atos extremistas em Brasília (DF), é o empresário goiano Raif Jibran Filho. Fontes da Polícia Federal (PF) confirmaram, no entanto, que ele pulou do segundo andar, pela janela, e fugiu ao ser abordado em sua residência.

Sócio-administrador de um restaurante em Alto Paraíso de Goiás, Raif Jibran Filho é um dos oito alvos de mandados de prisão preventiva. Nas redes sociais, circula vídeo gravado por ele durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

“Dia 8, aqui, domingo. Mostrando que o poder emana do povo. Estamos aqui tomando tiro de borracha, gás lacrimogêneo, mas mostrando que essa p* é nossa! (…) É guerra! Quer ser comandado por comunista? Vem pra guerra!”, diz Jibran Filho, no vídeo.

Até a noite dessa sexta, cinco mandados haviam sido cumpridos: contra Renan da Silva Sena, Ramiro dos Caminhoneiros, Randolfo Antonio Dias e Soraia Bacciotti. O quinto preso não foi identificado.

Os mandados, que incluíam outros 16 de busca e apreensão, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados envolvem crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo a corporação, as investigações continuam. A PF pede para que, caso alguém tenha informações sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques do último dia 8, encaminhe a identificação para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Atos extremistas

Manifestantes radicais invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia foi sem precedentes na história do Brasil. Os extremistas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O prejuízo ao patrimônio público, de todos os brasileiros, ainda não foi calculado. Ao todo, mais de 1,8 mil foram detidas e 1,4 mil permaneceram presas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lula luta para evitar “independência” do União Brasil, 3ª maior partido na Câmara dos Deputados
Às vésperas de eleição na Câmara, Mesa Diretora aumenta valores da cota parlamentar
https://www.osul.com.br/suspeito-de-financiar-vandalos-dono-de-restaurante-fugiu-da-policia-federal-pela-janela/ Suspeito de financiar vândalos, dono de restaurante fugiu da Polícia Federal pela janela 2023-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar