Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2023
O espaço além de cumprir todas as exigências da Anvisa, tem se tornado referência no Rio Grande do Sul no combate à Tuberculose
Foto: ReproduçãoO Laboratório Municipal de Alvorada bateu recorde mensal de realização de exames, chegando a 26 mil análises realizadas no último mês. Além de aumentar a produção, a variedade de exames também foi ampliada, auxiliando no controle e identificação de diversas doenças.
A secretária de Saúde, Neusa Abruzzi, avaliou os números positivamente e comentou que a gestão municipal tem se empenhado para ampliar os diversos serviços de Saúde visando o melhor atendimento para a comunidade.
O espaço além de cumprir todas as exigências da Anvisa, tem se tornado referência no Rio Grande do Sul no combate à Tuberculose, tendo diminuído nos últimos anos a espera do diagnóstico de tuberculose de trinta dias para um dia.
Segundo a diretora e bioquímica, Giovana Rodrigues Pereira, o Laboratório Municipal de Alvorada possui umas das melhores estruturas de toda região e tem recebido reconhecimento de diversos órgãos pelo atendimento realizado.
No final de 2022, o município recebeu do Ministério da Saúde, equipamento de biologia molecular para carga viral de HIV, Hepatite B e Hepatite C, garantindo avanço nos diagnósticos da patologia. Os exames são realizados por requisição médica e atendem livre demanda, sem necessidade de marcar horário, sendo o exame realizado por ordem de chegada. O local atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem pausa ao meio dia, mas funciona internamente das 6h às 22h.