Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Marcelo Warth | 2 de fevereiro de 2023
Segundo o GHC, o princípio de incêndio ocorreu em uma sala de quadros elétricos
Foto: DivulgaçãoUm princípio de incêndio atingiu, na manhã desta quinta-feira (02), o Hospital Conceição, no bairro Cristo Redentor, na Zona Norte de Porto Alegre. Devido à grande quantidade de fumaça, houve a evacuação de duas enfermarias e do setor de emergência.
Alguns pacientes foram realocados para o Hospital Cristo Redentor. Os pacientes da UTI do Hospital da Criança Conceição também foram retirados do local e levados para a emergência da instituição de saúde.
Ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado pela Brigada de Incêndio do hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros. Segundo o GHC (Grupo Hospitalar Conceição), o princípio de incêndio começou em uma sala de quadros elétricos.
“O Grupo Hospitalar Conceição informa que no início da manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, houve um princípio de incêndio em uma sala de quadros elétricos do Hospital Conceição, causando grande liberação de fumaça, o que gerou a necessidade de evacuação de duas enfermarias e do setor de emergência. Alguns pacientes foram realocados no Hospital Cristo Redentor. A situação foi controlada pela Brigada de Incêndio do hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros. Durante o dia, o hospital deve voltar à normalidade. Foram também evacuados os pacientes da UTI do Hospital da Criança Conceição (HCC), que foram realocados na emergência. Por consequência, a emergência do HCC está momentaneamente fechada”, afirmou o GHC em nota.
Sindihospa
Após a ocorrência no Hospital Conceição, a direção do Sindihospa (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) ressaltou a “eficiência do setor de saúde da Capital com a rápida resposta para garantir o atendimento aos pacientes” que estavam no local. “Houve uma mobilização imediata das instituições, com transferência de pessoas para hospitais públicos e privados. Para além do espírito solidário inerente, preparamo-nos constantemente para lidar com situações desse tipo, preservando a qualidade, a segurança e a saúde dos pacientes”, disse o presidente da entidade, Henri Siegert Chazan, destacando que, no dia 1º de março, o Sindicato fará o seu terceiro simulado de desastre, com a simulação de um incêndio no Hospital Moinhos de Vento.